sábado, 18 de abril de 2009

Final Fantasy XIII


Lightning, Snow, Oerba e Katzroy prometem agitar o mundo de Final Fantasy XIII.
O que esperar de um jogo coordenado pelo produtor Yoshinori Kitase (responsável por Final Fantasy VIII, X e X-2), dirigido por Matomu Toriyama acompanhando por outros grandes nomes do meio como o designer de personagens Tetsuya Nomura e o escritor de cenários Kazushige Nojima (o mesmo de Chrono Trigger, Xenogears, Chrono Cross e Final Fantasy XI), além do compositor Masashi Hamauzu.Para quem não está a par do que está acontecendo, basta dizer que o jogo em questão é Final Fantasy XIII, que já se encontra em desenvolvimento há um bom tempo e vem aguçando a imaginação de uma legião ansiosa de fãs. Originalmente idealizado como jogo para o eterno PlayStation 2, Final Fantasy XIII há muito extrapolou as especificações técnicas do console da Sony, literalmente já que a franquia não é mais uma exclusividade, sendo que FFXIII também será lançado par ao Xbox 360. Impulsionado pela nova engine proprietária da Square, o jogo deve elevar a franquia a um novo patamar, de forma análoga ao que aconteceu quando do lançamento de Final Fantasy X no PlayStation 2, lançado em 2001.Final Fantasy XIII certamente irá se tornar um marco do PlayStation 3 e, por que não, do Xbox 360. Como seus predecessores o título deve trazer grandes inovações, começando pelo nosso sistema de combate (que aparentemente retorna as origens da série).Turnos de ação em tempo real !?Ao que tudo indica o sistema de combate deve ser muito diferente do que pode ser conferido na última edição da aclamada linha de RPGs da Square Enix. Isso significa um adeus aos combates em tempo real presentes em Final Fantasy XII, já que desta vez os jogadores contarão com um estilo que pende mais para a fórmula vista em Final Fantasy X — o chamado Active Battle System.Assim sendo, os pontos de ação e magia agora não vão mais fazer parte do sistema de combates do game. Tais elementos foram substituídos por uma espécie de barra indicadora de tempo que se divide em três segmentos.As habilidades e magias menos potentes vão utilizar apenas um destes segmentos, enquanto as mais fortes tomarão de duas a três divisões dessa barra. Entretanto, ainda será possível designar comandos múltiplos para seus personagens, além disso, a barra deve aumentar conforme os seus herói sobe de nível.A tal barra também guarda outra função. O medidor também é capaz de manter combinações de golpes entre os personagens, possibilitando assim que seus ataques sejam combinados. Dessa forma, um combo bem encadeado pode gerar danos consideráveis a seus inimigos, além do “Break Mode”, que ocasiona ainda mais problemas aos seus inimigos.Outra novidade é uma espécie de sistema de ranqueamento do seu desempenho em cada combate. De acordo com os desenvolvedores, que fazem mistério em relação a essa nova função, esse ranque terá uma influência direta na jogabilidade conforme você avança no jogo.Mesmo lugar, mesmo tempo, história diferentes O universo de Final Fantasy XIII será o mais avançado de toda a série, trazendo cenários hiperfuturistas, sem deixar de lado os Crystais e magia presentes ao longo de toda a franquia. O equilíbrio entre os elementos mágicos, em especial a influência do Crystal e da tecnologia sempre foram temas recorrentes na franquia, mas eles recebem um destaque todo especial em toda a linha Fabula Nova Crystallis (como o próprio nome já sugere) — lembrando que Final Fantasy XII, Final Fantasy Versus XIII e Final Fantasy Agito XIII serão lançados simultaneamente como parte da campanha Fabula Nova Crystallis. Sobre a trama pouco se sabe, a Square mantém tudo em segredo, mas deixou escapar alguns elementos da história. FXIII é ambientado em um opressivo sacro-regime que divide o mundo em duas esferas, os que habitam a superfície do planeta e os que residem em uma cidade flutuante.Pulse se estende ao longo de toda a superfície do planeta, povoada por monstros e alguns poucos humanos, enquanto acima de todos encontra-se a cidade de Cocoon, um lugar projetada como o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos seres humanos.Criada e protegida pelo poderoso Crystal, que obviamente possui uma agenda própria no que diz respeito aos humanos. Os cidadãos e o governo teocêntrico de Coocon são extremamente desconfiados de qualquer indivíduo que tenha algum tipo de contato com os habitantes de Pulse.Vale destacar que os Crystais de Final Fantasy XIII não são objetos, mas seres humanóides possuidores de poderes incríveis, capazes inclusive de criar matéria e formas de vida.Mas o ponto mais interessante de toda a trama é que o roteiro principal seguirá vários personagens, apresentando diversas ameaças, não focando apenas em Lightining — grande protagonista e “garota propaganda” do jogo. Segundo Kitase, um dos produtores do game, a história será contada de diversas perspectivas e terá capítulos dedicados inteiramente a determinados personagens.Galerinha do bem Por falar em personagens, FFXIII trará algumas figuras bem singulares. Primeiro temos Lightining, uma garota dotada de incríveis aptidões mágicas e um excelente manejo de espada. Segundo Tetsuya Nomura, homem responsável pelo design da garota, a jovem foi encomendada como uma versão feminina do icônico Cloud Strife — do aclamado Final Fantasy VII. Até o momento pouco se sabe sobre a garota, nem mesmo o seu nome, apesar de menções no próprio trailer do jogo do nome Lightning — entretanto este não é o seu nome real, mas apenas um codinome criado para esconder sua verdadeira origem. Sua missão não é clara, mas se relaciona diretamente ao Crystal mágico que governa a magia do mundo de Final Fantasy XIII. Segundo rumores, Lightning é a líder da revolução que pretende derrubar o controle de Cocoon sobre os habitantes Pulse.Ao seu lado estão Snow Villiers, Oerba Dia Vanille e Sazh Katzroy. O primeiro é o líder do Team Nora, uma força de resistência que luta pela liberdade dos habitantes de Pulse. Loiro e de bandana o rapaz pilota uma motocicleta envenenada ao lado de Shiva Sisters (um espírito conjurado). Oerba Dia Vanille é uma garota de cabelo avermelhado e maria-chiquinha. Otimista e extrovertida a garotinha esconde um grande pesar em seu coração, além de um poderoso arco e flecha. O último personagem a ser revelado e potencial alívio cômico da trupe, é Sazh Katzroy amigo fiel de Lightining, o homem porta uma ostentosa cabeleira Afro (que serve de abrigo para um filhotinho de chocobo).Por enquanto é só, mas com a proximidade de Eletronic Entertaiment Expo novas informações podem surgir, especialmente em relação a possível data de lançamento. Enquanto os mais otimistas esperam por um lançamento no final de dezembro, início de janeiro, os mais sensatos apontam para o mês de abril de 2010.

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